terça-feira, 6 de abril de 2010

Como a concorrência interfere nas embalagens.






















Em 1902 começava simples e modesta uma concorrência que duraria anos e custaria milhões de dólares, foi a guerra entre a Coca-cola e a Pepsi, na época ainda com o nome de Brad's Drink. Inicialmente a coca, evidentemente estava bem à frente da pepsi, pois no decorrer até meados do fim do séc. XX a pepsi era uma bebida que não possuia muito crédito, a população tinha vergonha de bebê-la, no auge do período racosta nos EUA muitos diziam que Pepsi era bebida de negro.
Porém não foi só com estratégia de marketing que a pepsi avançou nesta guerra, foi também investindo na modificação de sua marca e de sua embalagem, sua cor branca foi mudada p/ azul no começo do séc. XXI. A coca-cola por sua vez mudava sua fórmula que, segundo um teste popular, era muito diluída, mudou também o formato de sua garrafa, fazendo desta um tipo de logotipo da coca, pois quando alguém olhasse ou sentisse o formato desta, saberiam que íam estar consumindo coca.
Concluindo-se então, que a mudança da embalagem foi fundamental nessa disputa, tanto a pepsi, quanto a coca, abusaram desta tática.


* http://zeropontocinco.wordpress.com/2009/04/19/histotico-de-embalagens-da-pepsi/



10 comentários:

  1. gostei dessa matéria pois fala da origem da pepsi,como era a marca antigamente quais as estragégias que usaram para melhorar e chegar nos tempos de hoje a sua concorrencia com a coca cola.

    ResponderExcluir
  2. Acho perfeitamente válido mudar a embalagem p/ conseguir mais compradores que a marca concorrente, eles próprios querem ver a capacidade que a empresa têm para atraí-los e quanto mais coisa nova melhor. Uma empresa não conquista consumidores só com marketing e preço baixo, o design tanto de embalagem como de marca é FUNDAMENTAL numa empresa, seja de grande ou pequeno porte.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. gostei. a matéria fala de uma das maiores disputas por mercado consumidor que o mundo viu, e vê até hoje. de forma bem resumida, ela mostra bel que a época das guerras foi marcada também por conquistas no território das grandes marcas.

    ResponderExcluir
  6. a concorrência entre a coca-cola e a pepsi foi fundamental para a evolução das suas marcas.Pois isso fez com que cada uma procurasse aperfeisuar e atualizar o design das suas embalagens para poder superar a outra, e atrair mais consumidores.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A concorrencia é a melhor coisa pra nois consumidores por que as empresas tentao sempre melhora seu produto em embalagem e qualidade assim como o post amostra sobre um concorrencia de muitos anos e sua melhorias nas embalagem e na criação de atrair nois consumidores.

    ResponderExcluir
  9. Esse link fala da concorrência da Bauducco com a Kraft,duas empresas que fabricam biscoitos.A Kraft colocou a Bauducco na justiça por ela está usando uma expressão igual(segundo o seu entendimento) com a dela.A justiça não deu a causa ganha para a Kraft e ainda permitiu que a Bauducco usasse a expressão usada pela concorrente. http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=+Kraft+vs.++Bauducco%3A++Concorr%C3%AAncia++acirrada+no++mercado+de++biscoitos+&btnG=Pesquisar&meta=&cts=1270841237294&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

    ResponderExcluir
  10. A concorrência entre as empresas é algo fundamental nos dias de hoje,principalmente para o mercado consumidor. Se houvesse apenas uma empresa para cada tipo de produto vendido nas prateleiras com certeza os preços seriam muito abusivos e os consumidores, sem direito de escolha, teriam que comprar de qualquer jeito. A concorrência faz os preços diminuírem,a qualidade melhorar,as embalagens ficarem mais atrativas para chamar a atenção dos clientes.Por isso - já que não existem mais os vendedores atrás do balcão - é certo que as embalagens têm papel fundamental para as empresas.Não é exagero dizer que sem um bom "visual" o produto não é notado.Logo,não é vendido e, dessa forma,os empresários que investiram naquela marca podem ir à falência.

    ResponderExcluir